Páginas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O dia-a-dia da vida policial numa cidade pequena

Igreja de Lagoa do Piaui - Foto: Elmar Carvalho
Ontem (27/12) graças a Deus foi mais um dia tranqüilo de serviço no município de Lagoa do Piauí. Cidade pequena, pacata e com um povo calmo, por aquelas bandas é difícil ter alguma confusão, o que acontece sempre são problemas corriqueiros comuns em pequenas cidades, fatos como, briga de bar, discussões de vizinhos e pequenos furtos. Na cidade o aparato da segurança pública conta com cinco policiais militares e quatro agentes da polícia civil.
Dos cinco militares, somos quatro soldados e um cabo, este por sua vez comanda o GPM (Grupamento Policial Militar); dos quatro civis, dois são agentes escrivão, um é agente motorista e um é agente especial, que faz as vezes de Delegado. A relação entre as duas polícias é a mais amistosa possível, e tem que  ser, afinal de contas a nossa missão é só uma, garantir a segurança dos cidadãos Lagopienses.
Trabalhar em uma pequena cidade é ter consciência das limitações, além disso, é ter consciência que muitos das ocorrências tem que ser resolvidas com um bom diálogo. Procurando sempre levar em consideração cada uma das partes, e buscando uma solução amigável.
Cuidado!!!

Embora as cidades do interior sejam em sua maioria tranqüilas e pacatas, nós que trabalhamos em prol da segurança pública temos que está sempre alerta, pois a qualquer momento a rotina pode ser quebrada, e aí temos que está prontos para agir. Por isso no dia-a-dia de nossa vida como policiais militares temos que sempre prestar atenção na rotina da cidade que trabalhamos, qualquer movimentação que fuja da normalidade, tem que ser acompanhada e monitorada de perto.
Contato com a sociedade
A nova forma de trabalhar da Polícia Militar no Piauí, valoriza a filosofia do Policiamento Comunitário, ou seja, a polícia mais perto da comunidade, participando ativamente do dia-a-dia do local que desenvolvemos nossos serviços. Porém, essa filosofia nova para alguns, já é a muito tempo realizada nas cidades pequenas.
Todos unido em prol da segurança

É inevitável o contato com os moradores da cidade, na realidade, nós policiais, passamos a fazer parte daquela comunidade. Essa filosofia tem tudo a ver com o Piauí, os piauienses são sempre bem receptivos. No meu serviço, procuro sempre manter contato com as pessoas, paro a viatura, converso, procuro compreender a forma de viver de cada um.
Ene, Marta, Paulo e Jonatas
Em Lagoa do Piauí, um lugar que sempre paro, é o Posto de Saúde. O posto conta com uma equipe muito competente, que todos os dias prestam um importante serviço a comunidade. Quero aqui aproveitar a oportunidade para está parabenizando a minha amiga Técnica de Enfermagem, Ene, ontem ela completou mais um ano de vida, houve uma pequena comemoração pela passagem da data, rolou uma pizza.
Aproveitar e manda um abraço a todos os amigos do Posto de Saúde de Lagoa do Piauí, o segurança Jonatas, o motorista Paulo, as enfermeiras Marta, Ene, Laura, Cruz e Kássia. Mandar também um abraço ao amigo Jonhson, da prefeitura.
Eu, Paulo e Marta

Nenhum comentário:

Postar um comentário